A Cooperativa

Conheça um pouco da Cooperbelgo

Nossa fundação, nossa história, nossas conquistas.

A COOPERATIVA AGROPECUÁRIA MISTA DE BELA VISTA DE GOIÁS é uma entidade cooperativista fundada, em 09 de maio de 1971, pelos produtores de leite do município de Bela Vista de Goiás, com o objetivo de fazer a comercialização conjunta do leite produzido na região.

Como naquele tempo não existia, em Bela Vista de Goiás, local adequado para recepção do leite, nem estrutura para conservá-lo, o mesmo era recebido debaixo de uma mangueira na rua Sussuapara, local onde hoje funciona o Laticínio COOPERBELGO, para ser juntado e entregue ao seu destino final.

Da união desses produtores nasceu, então, o que hoje é representado pela COOPERBELGO, com varias unidades em funcionamento. Após criada e, comercializando leite “IN NATURA”, passou a fornecer, aos seus cooperados, gêneros alimentícios de primeira necessidade, combustíveis e lubrificantes, produtos veterinário, lácteos, nutrição animal e serviços, favorecendo esses produtores nas suas tarefas de gerir os seus negócios e manter suas famílias. Hoje a cooperativa industrializa parte do leite captado, produzindo gêneros diferenciados em qualidade e sabor.

Aspectos Culturais

O seu modelo de administração inclui gestão participativa e democrática, instituída por critérios definidos no Estatuto Social e no Planejamento Estratégico, oportunamente implantado e em vigor, com a VISÃO de: “Ser referência na oferta de produtos e serviços de alta qualidade em conformidade com a filosofia do cooperativismo.”

A sua MISSÃO, definida pelo colegiado de associados, é: “Atender as demandas do quadro social com foco na qualidade dos seus produtos e serviços, visando a sustentabilidade do negócio.

Completam os seus fundamentos culturais, VALORES, adquiridos graças ao seu engajamento nos diversos ambientes de convivência sistemática no meio em que está inserida, com abrangência nos campos econômicos, sociais e ambientais, reconhecidos em evento assemblear, definindo que: “ A Cooperbelgo, no âmbito de sua atuação, tem como lema o respeito à diversidade de pessoas e costumes, louvando valores como: Ética, credibilidade, transparência, lealdade e qualidade.”

Em seus mais de 50 anos de existência e funcionamento a COOPERBELGO teve em sua direção os seguintes administradores, com seus respectivos mandatos:

Galeria dos Presidentes:

Gumercindo Manoel Do Nascimento – Presidente na gestão de 1971 a 1974

Foi o primeiro presidente do grupo que fundou a COOPERBELGO. Agropecuarista empreendedor, praticante de idéias novas, amava inovações e tecnologias, batalhava sempre em prol do desenvolvimento do município e cooperativismo. Personalidade forte era uma característica marcante do senhor Gumercindo, completada pela sua incontestável franqueza e honestidade. Deixou o comando da cooperativa em 1974 para assumir a prefeitura municipal de Bela Vista de Goiás.

 

Lázaro Costa Machado – Presidente na gestão de 1974 a 1976      

Agropecuarista por vocação e agrimensor por formação, o senhor Lázaro se caracterizava pelo seu espírito fraternal que facilitava seu relacionamento com a comunidade em geral, especialmente a representada pelos produtores rurais. Sua gestão foi marcada por muitas dificuldades, características do  mercado agropecuário que ainda permanecem hoje em dia, mas sempre suplantadas pelo seu trabalho e dedicação que proporcionavam, para cada caso, alternativas coerentes em busca de suplantar os problemas com otimismo e dedicação.

 

José Amorim– Presidente na gestão de 1976 a 2002               

Foi o comandante do grupo que fundou a COOPERBELGO. Agropecuarista, homem de visão privilegiada, grande líder e incansável empreendedor. Percebendo os problemas que enfrentavam os produtores rurais, principalmente os agropecuaristas produtores de leite, os quais em virtude de falta de atitudes específicas e mobilizadoras, sofriam pela falta de boa logística e comercialização dos seus produtos, organizou o movimento que foi responsável pelas tratativas necessárias à criação de uma cooperativa que pudesse resolver o problema, inegavelmente grave, que era, principalmente, transportar, receber e comercializar o leite produzido. Essa cooperativa, sob seu comando, cresceu: abriu lojas(agropecuária e Supermercado), instalou fábrica de ração e sais minerais, tudo com muita raça e vontade. Faleceu em 2002, deixando muita saudade, mas, sobretudo, muito reconhecimento por tudo que foi realizado sob seu comando.

      João Batista Da Paixão Junior – Presidente na Gestão a partir de 2002                   

Médico e Agropecuarista participou da gestão do seu antecessor, como vice-presidente, assumindo o comando da cooperativa com o advento da passagem do senhor José Amorim, onde está até hoje. Deu continuidade aos projetos de desenvolvimento até então implantados, além de outros iniciados posteriormente.

Modernizou as atividades operacionais da Cooperativa, com a implantação do planejamento estratégico, com gestão participativa e de outros projetos importantes, como: criação da indústria de lácteos, mudança da marca e criação do projeto de Nucleação que se caracteriza pela interação entre gestores e associados; trabalha os laços que fundamentam o cooperativismo e valorizam o associado através de ações que engrandecem as suas atividades, contribuindo com melhorias que incentivam a permanência do homem no campo, com autoestima e dignidade.


× FALE COM NOSSA EQUIPE